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Obesidade: Dicas para começarem a se exercitar

A obesidade é um grande vilão da saúde em escala global e principalmente no meio da população brasileira. Dados do ministério da saúde diz que a obesidade é uma realidade para quase 20% da nossa população, pois 54% está propensa ao sobrepeso, esses dados representam um crescimento constante durante os últimos dez anos, indicando um alerta para os cuidados com a saúde.

A maneira eficiente para combate contra esse problema é controlar a alimentação, outro grande aliado são as atividades físicas, a prática delas fazem toda a diferença.

Quando uma pessoa com obesidade deve começar a se exercitar?

Antes de qualquer coisa, procure por um médico para ele determinar a prática de qualquer atividade. Pessoas sedentárias podem sofrer problemas na saúde bem maiores quando começam a se exercitar.

Quando uma pessoa com obesidade deve começar a se exercitar
Fonte/Reprodução: original

Então, o ideal é qualquer pessoa que está acima do peso, deve começar a praticar atividades, de pouco a pouco, menos intensas e, avançar a intensidade conforme for se acostumando com maiores desafios.

Por onde começar?

Exercícios físicos, são extremamente importantes para todo mundo. Porém, para alguém que nunca os incluiu na rotina, é um desafio imenso para começar, acredite, é possível mudar seus hábitos, mesmo que não seja tão fácil, mas vale o risco, porque nesse sentido, é muito importante para sua saúde.

No começo você precisa entender que atividades físicas e exercícios não devem ser exagero, tão pouco, algo feito com muito esforço, você pode se dedicar, mas não deve se esforçar tanto ao ponto de comprometer a sua saúde, estamos buscando uma melhora. A pessoa precisa manter a saúde, deixar o corpo mais forte e vigorosa, para conseguir prevenir doenças, o caminho é simples.

Quais profissionais devo procurar?

Quando falamos de doenças como a obesidade, o médico Endocrinologista é o especialista indicado. Esse profissional é indicado para outros tratamentos também, muitas pessoas não conhecem esse fato.

Especialista em tratar os hormônios do organismo, aquelas substâncias que regulam a maioria das funções do corpo. Esse médico tem um vasto campo de atuação e uma dessas atuações é a obesidade, outras são; distúrbios menstruais, distúrbios da puberdade, diabetes, osteoporose, e andropausa.

Quais os exercícios mais indicados para quem sofre de obesidade?

Exercícios que trabalham braços, abdome e pernas de forma intensa e claro, continua, são os mais indicados para pessoas que sofrem com a obesidade.

Quais os exercícios mais indicados para quem sofre de obesidade
Fonte/Reprodução: original

Comece por alongamentos, uma caminhada matinal ou noturna, passear de bicicleta contribui muito, fazer natação, dança, você pode até mesmo subir e descer escadas, qualquer categoria de atividades pode te proporcionar uma rotina saudável e benéfica, para seu corpo e sua mente.

Exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos são fortes aliados na luta contra a obesidade, e são simples, podem ser feitos em casa. Pular corda, subir e descer escadas, jump, caminhada ou corrida na esteira, pedalar, dançar e repetições de movimentos.

Eles aumentam a sua resistência física, estimulam a circulação sanguina, um ótimo desempenho para o pulmão e coração, a queima de calorias e claro, trabalham vários grupos musculares.

Exercícios anaeróbicos

Exercícios anaeróbicos são intensos e com curta duração, envolvendo um esforço maior, permitindo a produção de ácido lático. São ótimos na queima de gorduras e para o tônus muscular, aumenta o desempenho e resistência do praticante.

Algumas atividades; corrida de 100 m, arremessos de pesos, saltos, pilates e musculação.
Alguns benefícios; aumenta a força física e também a “força” do coração, tem uma resistência maior anaeróbica e aumenta a musculatura.

Qual tempo de duração de um exercício na obesidade?

O recomendável é duzentos e cinquenta minutos semanais, para prevenir o aumento de peso, a intensidade do exercício tem que ser moderada, assim, consegue prevenir o aumento ou perder peso.

Exercícios na obesidade: quais alimentos mais ajudam?

Os carboidratos complexos são os alimentos que mais vão te ajudar a perder peso, alimentos como batata-doce, couve-flor, brócolis, grãos, derivados da aveia, entre outros.

Quais alimentos devo evitar?

Você precisa evitar qualquer categoria de alimento que contenha muita gordura, aqueles alimentos de fast food também, frituras, refrigerantes, e alimentos ricos em açúcar, no caso carboidratos simples.

8 exercícios para fazer ajudar quem sofre de obesidade

Exercícios físicos são importantes no cotidiano de todas as pessoas, porém, nem todos praticam atividades físicas, e faz com que mudar a rotina pode ser algo difícil. Acredite, mudar os hábitos não é fácil, mas com toda a certeza é possível.

Várias atividades conseguem criar uma rotina saudável e muito benéfica para seu corpo e sua mente como; andar de bicicleta ou a pé, fazer alongamentos, dançar, subir e descer escadas, ou qualquer categoria de atividade que faça você se mover.

Alongamentos

O ideal é se alongar antes das atividades e depois, pode ter certeza que evitará muitos problemas nos músculos, tendões e articulações.

Alimentação

O exercício em jejum causa desmaios, suor frio e queda de pressão. A falta de alimentação pelo menos duas horas antes de se exercitar, pode provocar a queima de massa muscular não, a de gordura.
Necessidades específicas

Você precisa escolher atividades que atendam as suas necessidades físicas, para não agravar nenhum problema que você tenha, como exemplo a sua postura ou algum problema muscular.

Orientação

Você precisa de uma avaliação médica sempre que ocorrer a pretensão de praticar uma atividade intensa ou moderada, em seguida você busca um profissional físico, para te indicar ou ensinar a fazer exercícios que podem ser complicados de se aprender sozinho.

Não se esforce sem necessidade, porque isso pode e vai causar problemas nas articulações e na musculatura do seu corpo. Dores nos ombros, pernas e coluna são problemas que podem ser evitados com as devidas orientações, e claro, a sobrecarga cardiovascular.

Roupa

Segundo a temperatura e clima, use roupas confortáveis e bem leves, uma bermuda com camiseta no verão, no inverno pode ser um moletom leve, e não se esqueça dos equipamentos de segurança, se você for praticar algum esporte que exija isso.

Hidratação

Antes de começar qualquer atividade, beba pelo menos um copo de água, de tempo em tempo você pode beber água, só não beba em excesso durante o treinamento, o efeito pode ser outro se abusar. Pequenas doses ou um copo de água a cada meia hora.

Socialização

Caso você seja daquela categoria de pessoa que não consegue fazer exercícios sozinho porque sabe que não vai continuar, experimente convidar alguém para ir junto, fazer exercícios em grupo é uma forma ótima de se motivar diariamente.

Exercícios

Exercícios proporcionam benefícios semelhantes ao de uma atividade física, bem-estar ao corpo e mente. Mas não são a mesa coisa, os exercícios se envolvem em sequências planejadas, geralmente por um profissional, tendo orientação, treinamento regular e um objetivo definido.

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