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Pipoca engorda ou não? Tire suas dúvidas!

Feita a partir do milho, a pipoca se trata de um alimento simples, com modo de fazer bem prático, possui alguns nutrientes bons para nosso organismo, auxilia no controle de nossa saciedade e ainda não engorda! Claro se não colocarmos determinados ingredientes no seu preparo. Vamos conferir?

Comer pipoca engorda?

Não podemos afirmar se sim ou não, porque na verdade ela pode conter elevados índices de caloria, dependendo de seu modo de preparo: quando fazemos uma pipoca da maneira mais simples: apenas com um pouco de óleo, na panela ou pipoqueira, conseguimos obter um preparo mais saudável e só nos beneficiaremos de seus nutrientes.

Comer pipoca engorda?
Engorda. Fonte/Reprodução: original.

No seu preparo com outros ingredientes como manteiga ou pipoca doce, onde se costuma utilizar açúcar, eu mantenho seus nutrientes, porém o índice calórico aumenta e sabemos que gorduras e açúcares são elementos que devem ser usados com bastante moderação em nossa dieta alimentar, justamente para evitar obesidade e controlar a quantidade de gordura que podem ser prejudiciais ao organismo.

Como a pipoca atua no organismo?

A pipoca é um alimento que fornece nutrientes ao nosso organismo. A começar pelo milho, nele encontramos as vitaminas do complexo B, magnésio e manganês.  Na pipoca teremos também fibras e polifenóis, que contribuem na inibição dos radicais livres no organismo, reduz o envelhecimento e riscos de doenças cardíacas, mais a oxidação do colesterol. 

Mas não é porque encontramos esses nutrientes nela que podemos deixar de ingerir outros alimentos que também os contenham, a atenção com nossa nutrição deve ser uma constante no dia a dia.

Calorias da pipoca

Usando por base a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), uma porção de 100 gramas de pipoca, apenas preparada com óleos de soja e sem sal apresenta os seguintes valores nutricionais:

NUTRIENTEQUANTIDADE%VD
Valor energético448,3kcal=188322%
Carboidrato70,3g23%
Proteínas9,9g13%
Gordura saturada2,4g11%
Gordura monoinsaturada3,7g– 
Gordura poliinsaturada9,2g
Fibra alimentar14,3g57%
Cálcio2,8 mg0%
Fósforo225,1 mg32%
Manganês0,7 mg30%
Magnésio90,8 mg35%
Lipídios15,9g– 
Ferro1,2 mg9%
Potássio256,0 mg– 
Cobre0,5ug0%
Zinco2,1 mg30%
Riboflavina B20,0 mg0%
Tiamina B10,0 mg0%
Sódio4,3 mg0%

Caso tenha mais alguma dúvida, consulte o site.

Qual forma saudável de consumir pipoca?

A forma mais saudável de preparar pipoca para o consumo é na panela ou pipoqueira: usa um pouco de óleo ou azeite, evite manteiga ou margarina, que podem elevar o índice calórico dela.

Qual forma saudável de consumir pipoca?
Formas saudáveis. Fonte/Reprodução: original.

Existe a opção em preparar no micro-ondas, colocar num saco de papel e executar a função de seu eletrodoméstico, afinal cada marca desse tipo de aparelho irá indicar o tempo para preparo.

Pipoca de micro-ondas é saudável?

Esse tipo de preparo de pipoca não pode ser considerado muito saudável, pois costuma ter manteiga, alto índice de sódio, gorduras trans e saturadas. Esses elementos fazem com que a pipoca tenha seu teor calórico elevado, o que acaba por não contribuir para uma dieta equilibrada.

O interessante no consumo da pipoca é ela ser fácil de preparar, com poucos ingredientes, ela pode então substituir um lanche da tarde ou aquela vontade de comer petiscos, a pipoca também proporciona sensação de saciedade, além dos nutrientes que sabemos que ela possui. Lembrando sempre que embora seja uma fonte de alimentos, a pipoca pode fazer parte de uma dieta, desde que outros alimentos também sejam utilizados para compor sua necessidade diária de nutrição.

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