5 frutas com baixo índice glicêmico que beneficiam sua dieta!

Saiba tudo sobre as frutas com baixo índice glicêmico que são essenciais para o seu dia-a-dia de dieta. Essas informações podem ser essenciais para que você garanta uma alimentação saudável, a fim de manter um peso adequado. Além disso, o cuidado com a quantidade de calorias de cada alimento auxilia a transformar os seus cálculos alimentícios diários mais fáceis.

O que é índice glicêmico?

O índice glicêmico é a quantidade de glicose que existe no nosso sangue. Ele está associado ao tempo que o carboidrato dos alimentos demora pra ser absorvido pelo nosso organismo. Dessa forma, aqueles alimentos que possuem alto índice glicêmico podem fazer o nosso sangue receber uma quantidade maior de glicose, o que nem sempre é saudável para o pleno funcionamento do nosso corpo.  frutas com baixo índice glicêmico 4

Alguns alimentos, como as frutas, possuem um baixo índice glicêmico e são muito indicados para manter os níveis de glicose no sangue controlados. Como possuem uma absorção mais devagar pelo organismo as frutinhas são uma excelente aposta para deixar o seu corpo cada vez mais saudável e com a insulina com níveis adequados.

Quando o contrário acontece e a insulina encontra-se em grandes concentrações no sangue, as reservam de gordura são aumentadas e como consequência o corpo começa a “pedir” mais comida. O apetite acaba aumentando e o peso pode sofrer alterações.

Dessa forma, cuidar da alimentação é essencial para controlar a glicemia. Se você está pensando em iniciar uma dieta, nós preparamos aqui uma lista com as frutas que podem ser excelentes para o controle da glicemia. Vamos conferir?

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Quais são as melhores frutas com baixo índice glicêmico?

Boa parte das frutas possuem baixo índice de glicemia. Veja algumas das mais indicadas e comece agora a introduzi-las nas suas refeições:

1. Coco

Rico em fibras e gorduras saudáveis o coco é indicado para auxiliar a prevenção de doenças cardíacas e infecções. Com sua ação anti-inflamatória também contém vitaminas A,E e minerais como o potássio.

2. Abacate

Essa fruta foi sempre evitada nas dietas por possuir muitas calorias. Mas saiba que o abacate é rico em gordura saudável e pode sim ser uma excelente opção para o emagrecimento e para a saúde.
Ele possui ômega-3, além de vitaminas do complexo B, A e E e alguns minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além disso, é uma delícia, não é?

3. Limão

A fruta é uma fonte potente de vitamina C e pode ser um excelente aliada da imunidade. Sempre existe aquela receitinha da vovó que combate resfriados e gripes, não é verdade?

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4. Maracujá

A fruta é benéfica para controlar a pressão arterial e aumentar a imunidade do corpo. Além de conter minerais é rica também nas vitaminas A e B

5. Morango

O morango é uma fruta completíssima. Possui baixo nível glicêmico e outras importantes propriedades nutricionais. É antioxidante e também pode prevenir o envelhecimento.

Índice glicêmico das frutas

Entretanto, é preciso ficar atento ao consumo de frutas. Mesmo elas possuindo baixo índice glicêmico, ela precisam ser ingeridas com moderação. Isso acontece porque ao comer esse alimento em excesso você pode aumentar as taxas de açúcar e carboidrato no sangue. Portanto, nada de exageros, ok?

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Vamos conhecer alguns dos benefícios dessas frutas. Confira:

A diabetes pode ser controlada com a alimentação. Assim, quem possui a doença deve evitar consumir alimentos com índice glicêmico alto. É exatamente aí que entram as frutas, já que elas são uma alternativa saudável e com baixo índice glicêmico.

Para conquistar o corpo dos seus sonhos é necessário muito esforço e dedicação. As frutas são aliadas importantes que promovem sensação de saciedade, além de manter os índices da glicemia controlados.
As frutas podem fazer você demorar mais tempo entre uma refeição e outra. Isso acontece porque elas são alimentos completos e que proporcionam saciedade.
Fruta é sinônimo de qualidade de vida. Apostar nelas para sua a dieta é certamente uma boa alternativa.

Dieta de baixo índice glicêmico

A Organização Mundial de Saúde divulgou que alimentos com baixo nível glicêmico pode diminuir a incidência da diabete tipo 2. Ao controlar a liberação da insulina são evitadas também doenças associadas como, por exemplo, a obesidade.

A partir dessa declaração, intensificou-se a preocupação de em reduzir a velocidade com que o carboidrato é absorvido pelo organismo. Na década de 1980, o pesquisador da Universidade de Toronto, David Jenkins, iniciou um estudo sobre o índice glicêmico.

Na pesquisa o cientista classificou os alimentos de acordo com a sua composição glicêmica. Iogurte, leite, e as frutas são classificados como de alimentos com baixo índice glicêmico.

Já os biscoitos, bolos e batatas fazem o nosso corpo liberar grande quantidade de insulina e podem ser considerados alimentos de alto índice glicêmico. Dessa forma, a tendência é sempre comer mais para que o corpo possa ficar satisfeito. O resultado disso certamente você já deve imaginar, não é verdade? Alguns quilinhos a mais na balança.

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Como baixar o índice glicêmico?

De forma geral todos os alimentos podem ser consumidos de forma moderada. É muito importante ficar atento ao tamanho das porções consumidas e não exagerar na ingestão de alguns alimentos. Assim, não adianta comer uma porção enorme de morango justificando que ele possui baixo índice glicêmico, ok?

Os especialistas destacam que um dos motivos que trazem prejuízos ao nosso corpo e prejudicam o processo de emagrecimento é o excesso de carboidratos.

Antes de treinar, os nutricionistas recomendam que seja feita uma refeição com índice glicêmico alto ou pelo menos moderado. Algumas frutas como a banana e o abacaxi são extremamente recomendadas para garantir aquelas força a mais na hora de malhar.

Mas se você é um atleta de alto rendimento ou se costuma fazer treinos muito longos é aconselhável consumir alimentos com baixo índice glicêmico. Isso acontece porque esses alimentos podem auxiliar na absorção dos nutrientes de forma mais lenta pelo corpo.

Assim, se você tem diabetes ou precisa controlar o peso as frutas com baixos índices glicêmicos são altamente recomendadas. Elas não alteram o seu peso e pode ser ótimas alternativas para a sua dieta.

Ah, não se esqueça de aliar uma dieta saudável com a prática constante de atividades físicas! Os resultados poderão aparecer de forma mais rápida e certamente você ganhará muito mais qualidade de vida.

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