14 alimentos que aumentam a imunidade

Os alimentos que aumentam a imunidade são diversos. A atividade física regular, uma alimentação saudável e balanceada seguida de um sono reparador formam a trilogia essencial para manter uma boa saúde. Mas qual seria a lista de compras ideal para apoiar nossos sistemas de defesa natural?

14 alimentos que aumentam a imunidade

Escolha alimentos crus, portanto, pouco ou pouco processados, se possível da agricultura orgânica e dos curtos-circuitos. Eles são uma prioridade em tempos normais e são ainda mais neste período de coronavírus para ajudar nosso sistema imunológico. A maioria de suas compras deve, portanto, conter alimentos crus que serão consumidos como estão ou processados ​​em casa.

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Como você reconhece alimentos não processados? Não há nenhuma lista de ingredientes anotada nele! Estes são carnes, aves, peixes (frescos ou congelados), legumes e grãos não processados, sementes oleaginosas (amêndoas, etc.), óleos e frutas e vegetais prensados ​​a frio, etc.

1. Frutos do mar

Você adora ostras, sardinhas e outros pequenos tesouros do mar? Bom para o seu sistema imunológico! Na verdade, os frutos do mar são conhecidos por sua riqueza em zinco, um oligoelemento essencial para se manter em boa forma, pois ajuda nosso corpo a lutar contra infecções ao produzir moléculas antimicrobianas.

Estudos científicos mostraram que pessoas que sofrem de deficiência de zinco enfraquecem suas defesas imunológicas. Portanto, para aproveitar os efeitos benéficos do zinco no sistema imunológico, não hesite em consumir frutos do mar pelo menos uma vez por semana! Outros alimentos ricos em zinco: fígado, pão de centeio, carnes vermelhas, frutas secas, legumes.

2. Frutas cítricas

Não é à toa se a cada ano, com a aproximação do inverno, as pessoas que se sentem um pouco fracas sejam aconselhadas a fazer um tratamento com frutas cítricas! Isso ocorre porque estes últimos são muito ricos em vitamina C, uma vitamina antioxidante conhecida por:

  • eliminar a fadiga e aumentar o tônus,
  • proteger os glóbulos brancos da oxidação,
  • estimular a atividade dos glóbulos brancos no corpo,

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  • promovem a absorção de ferro,
  • aumentam a produção de interferon, uma molécula que destrói micróbios.

No inverno, para evitar adoecer”, estoque limões, laranjas e outras tangerinas para nunca ficar sem vitamina C.

3. Especiarias e aromáticos

O que têm em comum açafrão, tomilho, gengibre, anis estrelado, cominho, coentro, curry ou mesmo o cravo? Além de trazer sabor, cor e muitos sabores aos seus pratos para zero de gordura? Saiba que no inverno, eles podem ajudar muito no fortalecimento do sistema imunológico e na luta contra resfriados, gripes, bronquite e muitas outras doenças virais.

Simplesmente porque especiarias e aromáticos contêm muitos agentes antibacterianos, antimicrobianos, antioxidantes, anti-sépticos e antiinflamatórios que o ajudarão a lutar contra todos os tipos de infecções! Menção especial para a cúrcuma, cuja curcumina também é, portanto, conhecida por inibir o crescimento de tumores cancerígenos.

4. Chá verde

O chá verde é, por conseguinte, uma bebida para a qual já não podemos contar os benefícios para a saúde e para o corpo: esgota o corpo, reduz a fome, estimula o metabolismo, etc. Mas não se esqueça de que o chá verde também é uma ótima bebida quando se trata de aumentar a imunidade.

Na verdade, o chá verde é rico em polifenóis, compostos antioxidantes que ajudam o organismo a lutar contra a ação dos radicais livres e do estresse oxidativo, responsáveis ​​pelo envelhecimento precoce das células. Outros alimentos ricos em antioxidantes são, então, frutas e vegetais, café, cacau.

5. Cenoura

Além de torná-lo adorável e dar-lhe um brilho saudável (o que já não é tão ruim), a cenoura também é um bom vegetal quando você não está realmente se sentindo por cima! E por um bom motivo: a cenoura é um vegetal rico em vitamina A; uma vitamina que estimula, então, a produção de anticorpos e células brancas do sangue no corpo.

É por isso que, se você não tem vitamina A, pode estar mais sujeito a certas doenças e vírus (como sarampo ou tétano, por exemplo). A vitamina A também desempenha um papel no fortalecimento dos tecidos do intestino e dos pulmões. Outros alimentos, então, ricos em vitamina A: batata doce, pimenta vermelha, espinafre, tomate, agrião, aipo, erva-doce.

6. Azeite

O azeite é um azeite com uma excelente reputação para a saúde … embora seja muito rico em lípidos! A explicação é simples: o azeite é um óleo rico em ômega 3, 6 e 9, “gorduras boas” que vão de mãos dadas com um melhor funcionamento do sistema imunológico. É um dos alimentos que aumentam a imunidade!

Mas não é tudo: o azeite também é conhecido pelo seu teor de vitamina E (vitamina que protege a pele) e polifenóis, compostos antioxidantes que permitem ao organismo combater a ação de radicais livres. Outros alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9: óleo de canola, óleo de noz, óleo de girassol, óleo de milho.

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7. Iogurte

Se o iogurte é um dos alimentos que aumentam a imunidade, está longe, então, de ser coincidência! Na verdade, é um dos alimentos fermentados ricos em probióticos, microorganismos (na verdade, micróbios) que pousam vivos no cólon.

Dito assim, parece nojento, mas você deve saber que, na realidade, os probióticos são bactérias boas que promovem o equilíbrio da sua flora intestinal; flora intestinal que desempenha um papel fundamental no sistema imunológico (2/3 da qual está localizada no cólon!). Outros alimentos, portanto, ricos em probióticos: leites fermentados, kefir, missô, chucrute, picles, microalgas, kombuchá.

8. Gema de ovo

Na lista de alimentos que aumentam a imunidade: gema de ovo. E se aparece na lista, é em parte graças à sua riqueza em selênio; um antioxidante cujo poder antioxidante muito forte foi estabelecido, o que lhe permite promover o bom funcionamento do sistema imunológico (e portanto defendê-lo contra infecções!) e lutar contra os radicais livres.

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O selênio também tem o efeito de potencializar a ação dos linfócitos T no organismo, além de auxiliar na síntese dos hormônios tireoidianos. Portanto, mesmo que seja mais calórico do que a clara, não se esqueça da gema de ovo na cozinha. Outros alimentos, então, ricos em selênio: carnes de órgãos, carnes, frutos do mar, mariscos, atum, salmão, queijos.

11. Alho

Claro, é melhor planejar escovar os dentes após uma refeição de alho. Mas o alho tem muitas virtudes terapêuticas. Na verdade, ajuda a lutar contra todos os tipos de infecções e protege contra vírus e câncer. Em suma, não hesite em cortá-lo cru para adicioná-lo às suas saladas, aos seus peixes, à sua carne.

12. Os cogumelos

Além de ter poucas calorias, os cogumelos são conhecidos por estimular o sistema imunológico, graças às suas propriedades antivirais. Além disso, são ricos em selênio, conhecido por sua ação antioxidante.

Resumindo, comer cogumelos (crus ou cozidos) permite, portanto, que você preserve suas células. Você pode comê-los em salada ou como acompanhamento de peixe. Calçamos então as botas e vamos caçar boletos na floresta para preparar uma pequena frigideira com ervas.

13. Chocolate escuro

Os gourmets vão adorar! Pare de se sentir culpado ao se apaixonar pelo chocolate amargo! É bom para o seu sistema imunológico.

Rico em magnésio, o chocolate amargo possui polifenóis que afastam o estresse e proporcionam prazer . Portanto, no menu, nos regamos com dois quadrados de chocolate amargo com nosso café.

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14. Os vegetais

Se você quiser matar os vírus, precisará comer muitos vegetais, especialmente verduras. Na verdade, o espinafre rico em ferro também tem níveis interessantes de vitamina A, que estimula a produção de anti-corpo e a proliferação de células brancas do sangue.

Da mesma forma, a cenoura é uma grande fonte de vitamina A, especialmente se você consumi-la em suco. Portanto, no menu, nos concentramos em vegetais sazonais e preparamos um prato colorido feito de espinafre cru, abóbora e cenoura ralada. Um coquetel de vitaminas para passar o inverno sem a menor gripe.

Aliar todos os alimentos a uma prática física é essencial para aumentar a imunidade!