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Batata doce prende ou solta o intestino?

Quer saber se a batata doce prende ou solta o intestino? A sua riqueza em potássio, cálcio e magnésio faz da batata doce um alimento muito bom para combater diversos problemas que afetam o mundo inteiro como doenças cardíacas.

É parte de amidos para o índice glicêmico como baixo, o que também faz, portanto, com que seja uma boa fonte de energia para carregar o dia todo!

batata doce é bom

Batata doce prende ou solta o intestino?

A batata doce é nativa das Américas. Foi cultivada pela primeira vez pelos ameríndios, depois foi transportada para a Europa graças aos exploradores espanhóis e portugueses no século XV. O nome deriva do espanhol “batata”, que o emprestou de uma das muitas línguas faladas pelos nativos da América Central.

Acrescentamos o adjetivo “doce” à continuação para não confundi-lo com a batata, que sob a influência do inglês é chamada de batata. Nos países tropicais, a batata-doce constitui um importante recurso alimentar e possibilita a alimentação de animais de criação.

Este vegetal laranja é um escudo anti-câncer e anti-inflamatório. Seu conteúdo de carboidratos é alto (16 gramas por 100 gramas), o que o torna bastante calórico, principalmente quando cozido. É um vegetal rico em fibras, que garante um bom trânsito intestinal e que ajudaria, portanto, a regular a taxa de glicemia, limitando os riscos de diabetes tipo 2.

batata doce prende ou solta o intestino

A batata doce é adequada para todos os pratos feitos a partir de batatas. É aconselhável, portanto, escolher batata-doce com polpa escura (laranja e roxa), porque estas são as que contêm mais antioxidantes.

Ao saber disso tudo, a resposta é a seguinte: em razão de suas propriedades benéficas e fibras, a batata doce não prende o intestino. Ao consumi-la em grande quantidade, ainda, é possível presenciar quadros de diarreia. Portanto, lembre-se de ingerir o alimento com equilíbrio.

Batata doce prende o intestino do bebê?

Em quantidades reduzidas, pode soltar o intestino dos bebês em razão da quantidade de substâncias laxantes do alimento. Ela, portanto, é uma boa opção para as crianças com problemas intestinas, mas é importante usar com moderação essa alimentação para que não haja o quadro de diarreias.

Benefícios da Batata Doce

Embora existam mais de 500 variedades de batata doce, são aquelas com carne arroxeada que têm a atividade antimutagênica mais forte, de acordo com estudos revisados ​​pela equipe do centro japonês de pesquisa agrícola. As altas concentrações de antocianinas, portanto, responsáveis ​​pela pigmentação, atuariam como proteção, portanto, contra a formação de células cancerígenas.

Antocianinas

As antocianinas também são encontradas na pigmentação de frutas e outros vegetais, bem como no vinho tinto. Cientistas japoneses concordam que mais estudos são necessários para determinar melhor a ligação entre as propriedades da batata-doce e a prevenção do câncer.

Estudos ressaltam que a riqueza em vitaminas e minerais da batata doce a torna um alimento muito saudável para ajudar a prevenir outras doenças, como hipertensão e diabetes.

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Saudável

A batata doce, ao contrário do que se pensa, não pertence à família da batata. Cultivada em mais de cem países, especialmente na Ásia e na América Latina, a batata-doce é frequentemente chamada de “comida saudável por excelência”. Há muito que é usado para combater a fome durante desastres naturais ou econômicos nos países em desenvolvimento.

O Centro Internacional de Batata coordena estudos sobre o cultivo de vários tubérculos e raízes. Ele participa de vários projetos destinados a tornar mais conhecidos os usos de tubérculos e raízes no mundo.

Propriedades benéficas

O termo “batata” apareceu em nossa língua em 1599. Deriva da batata espanhola, que a emprestou de uma das muitas línguas faladas pelos arauks, nativos da região central das Américas. Estes últimos, portanto, foram instalados nas Antilhas na época da conquista e, é claro, eram consumidores de batata-doce.

A palavra “batata” basta, em princípio, para designar o tubérculo da Ipomoea batatas. Mas geralmente nos damos ao trabalho de adicionar o adjetivo “doce” ou “doce” para não confundi-lo com a batata que, sob a influência do inglês, costuma ser chamada de “batata”.

A batata-doce é uma planta perene cultivada em regiões tropicais e subtropicais, como América Central, Peru ou Filipinas. É cultivada por seus tubérculos comestíveis.

batata doce prende o intestino

Dependendo da variedade, a casca e a polpa da batata-doce podem ser brancas, amarelas, laranja ou roxas.

  • Rico em fibra;
  • Baixo índice glicêmico;
  • Rico em vitamina A, B6, B9 e C;
  • Rico em cobre e manganês;
  • Reduz os riscos de câncer e patologias cardiovasculares;
  • Melhora as funções hepáticas.

Por que consumir este alimento?

A batata doce é moderadamente calórica, graças ao seu baixo teor de proteínas e lipídios, é adequado para pessoas que desejam perder peso.

Também é rica em fibras, que terão o papel de regularizar a função gastrointestinal, diminuir os níveis de colesterol e controlar o açúcar no sangue.

Ela apresenta baixo índice glicêmico. O índice glicêmico da batata-doce é 70 e o da batata comum varia entre 80 e 111, dependendo da variedade. A ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico, portanto, pode ajudar as pessoas com diabetes, ou que estão em risco, a controlar melhor o açúcar no sangue.

É fonte de vitamina A, que contribui para o crescimento dos ossos e dentes, mantém a pele saudável e protege contra infecções. Além disso, desempenha um papel antioxidante e promove uma boa visão, especialmente no escuro.

É uma excelente fonte em carotenoides, antioxidantes que combatem os radicais livres.

batata doce

Possui riscos reduzidos de câncer graças às antocianinas, poderosos antioxidantes que ele contém.

Conta com risco reduzido de doença cardiovascular. Graças aos compostos fenólicos e antocianinas que contém, a batata-doce pode prevenir e diminuir a oxidação do colesterol “ruim” (LDL), um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Ela proporciona funções hepáticas melhoradas também graças às antocianinas. Além disso, dispõe de resistência reduzida à insulina e melhor controle do açúcar no sangue graças ao baixo índice glicêmico da batata-doce.

Ela promove a estimulação da resposta imune graças a antioxidantes. Diminuição da deterioração das funções cognitivas que seria devido ao alto conteúdo de antioxidantes.

Como cozinhar a batata doce?

Agora que você já sabe se a batata doce prende ou solta o intestino, deve ter em mente como cozinhá-la. A batata doce, como o inhame, portanto, presta-se aos mesmos usos culinários que a batata. Sua carne, significativamente mais doce que a da batata, também permite fazer sobremesas, marmeladas, pudins, biscoitos, bolos, sorvetes, panquecas e outras sobremesas.

  • Como acompanhamento, cozinhe-os em água. Ou faça fatias grossas delas que você vai dourar em uma panela.
  • Cozinhe até o interior ficar macio e tempere com uma erva fresca.
  • Adicione cubos de batata doce ao cuscuz.
  • Para sopas ou sopas de creme, cozinhe os cubos de batata doce em caldo de galinha e misture no liquidificador.
  • Adicione crème fraîche ou iogurte, uma garoa de limão e gengibre.

receita com batata doce

  • Para fazer rissóis assados, rale os tubérculos e pique finamente uma cebola. Pressione em um pano para extrair o suco. Misture, portanto, com ovos e farinha e frite em uma panela. Se desejar, tempere a preparação com cominho, pimenta e curry.
  • Inclua carne de batata-doce no purê de peixe, como brandade, uma mistura de bacalhau esfarelado, óleo, creme e alho.
  • Estilo do Caribe. Cozinhe os tubérculos em cubos com pedaços de cebola e abóbora no leite de coco temperado com cravo, canela e sal.
  • Na África, o pão achatado é feito misturando partes iguais de farinha de trigo e a carne assada da batata-doce.
  • A massa é então dividida em porções, achatada e assada em uma panela, seca ou com um pouco de óleo.
  • As folhas e caules são comidos como espinafre.

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