Conheça a jabuticaba! Saiba se prende ou não o intestino!

Uma fruta bem popular e de árvores brasileiras é a jabuticaba. Pequena e semelhante à uva, a jabuticaba ganhou sua fama principalmente pelo seu sabor e por sua composição que auxilia no bom funcionamento do organismo.

Já podemos dizer que sua alta quantia de fibras em sua casca e sua semente já é significativa para auxiliar o bom funcionamento do intestino, entretanto, ela é conhecida por ser uma fruta que prende o intestino. Saiba que ela pode ter os dois efeitos. 

Para esclarecer essa e mais outras dúvidas quanto ao consumo da fruta, vamos conferir um panorama sobre a jabuticaba além de mostrar como ela auxilia o organismo em suas atividades diárias.

Jabuticaba: Quais seus valores calóricos?

Para começar, vamos ressaltar uma das vantagens da jabuticaba: o baixo valor calórico, não à toa que os nutricionistas utilizam bastante da fruta para recomendar dietas que objetivam perda de peso. 

Além disso, a alta concentração de vitamina C é algo que vale ser ressaltado na fruta.

Jabuticaba Quais seus valores calóricos
Fonte/Reprodução: original

Por último, temos a grande concentração de fibras presente na casca e na semente, até nisso a jabuticaba se assemelha com a uva, incrível não? 

Ainda nos compostos de ação defensiva, temos a presença forte de outros antioxidantes como quercetina e tanino que colaboram para a eliminação de radicais livres, responsáveis muitas vezes pela destruição das células.

Que benefícios a jabuticaba traz ao corpo?

A partir de tudo que citei acima, é possível traçar uma grande lista de qualidades da jabuticaba. Mas, antes de puxá-la, preciso ressaltar a importância de se comer uma quantidade equilibrada da fruta, mas relaxe que as consequências serão dadas mais adiante. Este tópico é para trazer uma lista de benefícios que a jabuticaba proporciona ao corpo. 

Sem mais enrolações, vamos aos benefícios:

  • Regula a pressão arterial;
  • Combate a vários tipos de câncer;
  • Ajuda no tratamento tanto de diarreias como no de prisão de ventre, a depender do consumo;
  • Combate ao colesterol ruim (LDL);

Previne envelhecimento precoce;

Por fim, venho recomendar que na hora das compras opte por preferir as jabuticabas mais frescas, geralmente em barracas de feira, pois assim evita consumir algumas que já estão sofrendo do fenômeno de fermentação, que acaba por tirar parte da composição nutricional da fruta.

A jabuticaba tem qual efeito no intestino?

Depende. O efeito intestinal da jabuticaba vai depender tanto da quantidade que se consome, como da parte que se consome da fruta. Se ela for consumida com casca e sem semente, haverá um efeito laxante no organismo, o que causará um intestino solto. No entanto, caso o contrário seja feito, consumir com semente e sem casca, haverá a constipação, ou prisão de ventre.

O que pode ocorrer consumindo muita jabuticaba?

E a partir do tópico anterior, eu posso responder a pergunta feita lá atrás quanto a necessidade de se consumir uma quantidade equilibrada de jabuticabas. Acontece que um consumo que esteja entre 10 e 15 unidades diárias é o ideal para aproveitar o máximo da jabuticaba, sem efeitos negativos para o organismo.

Entretanto, caso ultrapasse demais esses valores, poderá haver ou o problema da prisão de ventre, ou diarreia que citei anteriormente, além de que um consumo excessivo da fruta pode acabar causando excesso de vitamina C no corpo caso a pessoa consuma outros alimentos que já são ricos no composto. Por isso, vamos tomar cuidado com a quantidade!

Enfim, finalizamos por aqui. Espero que com todo o texto, você agora saiba os benefícios da jabuticaba além de como consumir essa delícia de maneira que seu organismo agradece. Se gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar para ajudar na divulgação e para manter uma boa saúde intestinal, continue a ler os textos do Prende o Intestino.