Frutas Ricas em Polifenóis: Todos os benefícios para a saúde!

Frutas ricas em polifenóis fazem muito bem à saúde. São moléculas que as plantas produzem naturalmente para se defender de várias agressões: raios ultravioleta, insetos, fungos ou doenças. Pigmentos que indicam que frutas e legumes estão maduros também fazem parte da família de polifenóis. Esse sinal que eles enviam incentiva os animais a comê-los e, portanto, contribui para a dispersão das sementes.

Várias apresentações feitas por estudiosos e cientistas focaram nos efeitos benéficos dos polifenóis encontrados em frutas e legumes. Segundo alguns especialistas, essas substâncias são tão essenciais para a saúde quanto as vitaminas e os minerais, mesmo que ainda não sejam reconhecidos como tais.

lichia

Benefícios das frutas ricas em polifenóis

Várias frutas ricas em polifenóis foram identificadas no mundo, inclusive em plantas e várias são comestíveis. Eles também são chamados fitoquímicos ou fitonutrientes. Alguns deles, como a quercetina, estão presentes em todas as plantas: frutas, legumes, cereais, legumes, chá, vinho, etc.

Outros são mais específicos para certas frutas e legumes. Por exemplo, as antocianinas estão presentes principalmente em pequenas frutas coloridas (mirtilos, groselhas etc.) e índoles na família dos repolhos.

Significativamente, os polifenóis parecem ser mais estáveis ​​do que certas vitaminas. De acordo com os poucos testes relatados por certos falantes, o conteúdo de fitoquímicos nas frutas permanece bastante constante após alguns dias na geladeira e mesmo após o cozimento.

A atividade antioxidante dos polifenóis atrai a atenção dos pesquisadores há muitos anos, mas vários dos palestrantes da FAV Health 2005 insistiram que seus efeitos biológicos, embora ainda pouco compreendidos, vão muito além disso. efeito antioxidante.

frutas ricas em polifenóis

Por exemplo, de acordo com vários testes de laboratório realizados pela equipe do pesquisador americano Dr. Bharat Aggarwal 2 , a curcumina , um dos compostos ativos da açafrão, tem a capacidade de causar um curto-circuito em muitos dos processos que desencadeiam o câncer.

“Alguns de nossos estudos in vitro indicam que a curcumina, quando combinada com taxol, pode reduzir os efeitos colaterais desta droga e aumentar os efeitos anticâncer”, disse o Dr. Aggarwal. O taxol é um medicamento usado em oncologia.

Dr Richard Béliveau, oncologista do Hospital Sainte-Justine, tem, por sua vez, examinado os efeitos anticancerígenos de ácido elágico , uma substância que considera particularmente morangos e framboesas. Os testes in vitro deram resultados muito interessantes. “Isso o torna um agente antitumoral promissor”, disse o Dr. Béliveau.

Limonoides

Além disso, os limonóides, encontrados em frutas cítricas, também podem combater o câncer, de acordo com pesquisa de Edward Harris, professor do Departamento de Nutrição e Ciência de Alimentos da Universidade A&M do Texas. “Quando você pensa em frutas cítricas, pensa principalmente em vitamina C, mas é redutor porque essas frutas contêm outros compostos muito poderosos”, explicou.

Ele relatou a ação dos limonóides contra as células do neuroblastoma, um câncer que afeta principalmente crianças. “Quantidades muito pequenas de limonóides literalmente destruíram as células cancerígenas por dentro, fragmentando seu DNA”, disse ele. Também foi demonstrado que essas moléculas são tão eficazes quanto a camptotecina na morte de células intestinais cancerígenas. A camptotecina é um medicamento anticâncer usado principalmente no tratamento do câncer de cólon.

Em todos os casos, os palestrantes não deixaram de apontar que as moléculas que trabalham para impedir a formação, progressão e proliferação de células cancerígenas têm um “presente” notável: elas poupam células saudáveis!

Obviamente, os dados apresentados à FAV Health são preliminares. No entanto, eles são apoiados por estudos epidemiológicos que indicam claramente que o consumo de frutas e vegetais pode reduzir a incidência de doenças cardiovasculares e câncer. A OMS estima que, se todos no planeta comessem pelo menos 400 g de frutas e legumes por dia, poderíamos salvar 2,7 milhões de vidas por ano!

Manga

Vários estudos prospectivos e epidemiológicos revelaram que o alto consumo de frutas e vegetais diminui o risco de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e outras doenças crônicas. A presença de antioxidantes em frutas e vegetais pode desempenhar um papel nesses efeitos protetores.

manga é rica em polifenóis

Câncer

Um dos raros estudos realizados especificamente sobre manga mostrou que o suco de manga exerce um efeito anticâncer nas células in vitro. No entanto, mais estudos serão necessários para determinar se essas propriedades persistem após a digestão ou absorção do suco pelo corpo humano. No geral, o efeito anticâncer das mangas é explicado pelo seu conteúdo em polifenóis.

Polifenóis

A manga, assim como lichia, difere grandemente de outras frutas tropicais por seu elevado teor de polifenóis (ou compostos fenólicos). Os compostos fenólicos são encontrados em alimentos vegetais. Sua capacidade antioxidante protegeria as células do corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres . Eles diminuiriam o risco de desenvolver várias doenças.

manga

Sua abundância e composição diferem de acordo com as variedades. A concentração de compostos fenólicos também pode variar amplamente entre frutos da mesma variedade, dentro da mesma cultura e com um grau de maturidade semelhante. O principal polifenol encontrado em uma manga madura é o ácido gálico.

Goiaba

O conteúdo antioxidante da goiaba é muito interessante. De fato, vários estudos científicos mostraram que a goiaba possui um alto teor de polifenóis. Existem 10 vezes mais na casca de goiaba do que na carne. Além disso, a goiaba também é uma excelente fonte de vitamina C e contém vitamina A, duas vitaminas com propriedades antioxidantes. Seu conteúdo de vitamina C é cinco vezes maior que o laranja.

Em um estudo, o consumo de goiaba aumentou os níveis de colesterol HDL, benéficos para a saúde do coração. Por outro lado, este estudo foi realizado com o consumo de aproximadamente 4 goiabas por dia (400 g), o que representa um consumo alto e difícil de atingir a cada dia. A goiaba contém pectina, uma fibra solúvel conhecida por desempenhar um papel nos níveis de colesterol no sangue.

Além disso, as folhas de goiaba apresentam alto teor de luteína, zeaxantina e licopeno, nutrientes envolvidos na saúde ocular, mas também na prevenção de certos tipos de câncer.

goiaba polifenois

Amplamente utilizadas na medicina tradicional, as folhas de goiaba possuem propriedades adstringentes e antidiarreicas. Utilizados em decocção ou aplicação local, também teriam efeitos bactericidas. Goiaba muito madura teria um efeito levemente laxante em algumas pessoas, enquanto uma fruta muito jovem teria um efeito anti-diarreia. Sua carne esmagada é usada há centenas de anos para fazer hidratantes para o corpo e o rosto.

Lichia

A lichia é uma das frutas ricas em polifenóis. É um fruto de uma árvore chamada Litchi chinensis , uma espécie de árvore tropical nativa do sul da China. Esta árvore pode atingir até 20 metros e produz grandes quantidades de lichias, de 100 a 150 kg por ano. Também é cultivada na Índia, Tailândia, África do Sul, Israel, México, Austrália e Estados Unidos.

As lichias são vendidas frescas ou enlatadas. Eles também podem ser encontrados secos ou cristalizados. Preferimos escolher lichias frescas com uma pele colorida e não enrugada. Eles ficam na geladeira em um saco plástico perfurado por algumas semanas ou no freezer em sua concha. Se forem armazenados à temperatura ambiente, devem ser consumidos em 48 horas, caso contrário, tendem a fermentar e a se tornar ácidos.

Para consumi-lo, retire a casca com os dedos ou com uma faca, tomando cuidado para não cortar a carne.

lichia polifenois

Usos da lichia

  • Cru, como um lanche ou no final de uma refeição como sobremesa;
  • Saladas de frutas;
  • Compotas;
  • Smoothies;
  • Coquetéis;
  • Sorvetes;
  • Molhos;
  • Brincadeiras;
  • Acompanhamento de legumes, arroz, peixe e frutos do mar.

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