Take a fresh look at your lifestyle.

Cloreto de Magnésio: Benefícios, Emagrece, Como Tomar?

O cloreto de magnésio desempenha vários papéis no corpo. Em geral, pode-se dizer que, sempre que o cálcio desempenha um papel na contração, o magnésio desempenha o papel oposto para facilitar o relaxamento.

Sua presença é, portanto, essencial para o bom funcionamento dos músculos, artérias e até células nervosas. Segundo alguns autores, a deficiência de magnésio está implicada em distúrbios que variam de nervosismo, ansiedade e fadiga a arteriosclerose, síndrome metabólica e alterações no sistema imunológico.

No nível ósseo, o magnésio contribui para a fixação do cálcio na matriz óssea (estrutura mineral do osso). Assim, um complexo mineral que compreende cálcio, magnésio e outros oligoelementos, combinado com vitamina D, é muito mais eficaz no combate à osteoporose do que o cálcio sozinho.

benefícios do cloreto de magnésio

Alguns afirmam que o cálcio inibe a absorção de magnésio. É verdade que existe concorrência entre esses dois minerais no local de absorção no intestino. No entanto, o corpo precisa de ambos os minerais e é capaz de absorver os dois em quantidades adequadas.

Para que serve o Cloreto de Magnésio?

O cloreto de magnésio serve para prevenir certos distúrbios cardiovasculares e o diabetes tipo 2, bem como suas complicações; aliviar os sintomas da TPM. Ele também previne ataques de asma; alivia os sintomas da enxaqueca; previne recorrência de pedras nos rins; melhora o desempenho esportivo; contribui para a prevenção da osteoporose; alivia cãibras nas pernas durante a gravidez; trata o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

cloreto de magnésio emagrece

O mineral tem outros usos terapêuticos reconhecidos ou potenciais que requerem monitoramento médico específico. Por exemplo, é usado em injeções intravenosas ou intramusculares para eclampsia e pré-eclâmpsia, tétano, distúrbios do ritmo cardíaco, neuropatia associada ao câncer etc., embora sua eficácia não seja necessariamente demonstrada para todos esses usos.

Também é usado como laxante e é um dos ingredientes dos medicamentos antiácidos vendidos sem receita.

Benefícios

O magnésio é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo humano. Participa em mais de 300 reações metabólicas no corpo. Trabalha em estreita associação com sódio, potássio e cálcio, com os quais deve permanecer em equilíbrio no corpo.

Cerca de metade do magnésio do corpo é encontrado nos ossos e dentes, enquanto o restante está localizado nos músculos, fígado e outros tecidos moles. É eliminado pelos rins.

O cloreto de magnésio contribui em particular para a transmissão nervosa e o relaxamento muscular após a contração, que é vital para a função cardíaca.

magnésio

É essencial para manter um ritmo cardíaco regular, metabolismo lipídico, bem como regular o açúcar e a pressão sanguínea. Por sua ação relaxante nos músculos lisos, dilatação dos vasos e normalização da condução nervosa, o magnésio pode desempenhar um papel importante no alívio da dor associada à TPM, menstruação e enxaqueca, por exemplo.

Fontes alimentares de magnésio

Leguminosas, sementes, nozes, grãos integrais, gérmen de trigo, vegetais de folhas verde-escuras e levedura de cerveja são boas fontes de magnésio . Observe que o refino, especialmente cereais, bem como o processamento de alimentos, reduzem muito o conteúdo desse mineral precioso.

Cloreto de Magnésio emagrece?

O cloreto de magnésio pode sim ajudar no processo de emagrecimento devido às suas inúmeras propriedades benéficas para o organismo.

Estudos clínicos indicam, ainda, que a administração de um suplemento de magnésio pode melhorar a capacidade de exercício de indivíduos com doença arterial coronariana ou ter efeito antitrombótico. Essa suplementação também é importante em pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca e tratados com diuréticos, pois esse medicamento leva à perda de magnésio.

O magnésio também contribui para a prevenção da aterosclerose , reduzindo a absorção intestinal de lipídios durante as refeições e aumentando o nível de bom colesterol (HDL).

Em pessoas com hipertensão, a suplementação de magnésio diminui a pressão arterial. Além disso, os efeitos do magnésio são suficientemente convincentes para que, na América do Norte, as autoridades médicas recomendem uma alta ingestão dietética de magnésio para prevenir e tratar a hipertensão.

Deficiência do Magnésio

Dados europeus e norteamericanos indicam que a ingestão de cloreto de magnésio na dieta geralmente está abaixo do consumo nutricional recomendado. Na América do Norte, pessoas com pele escura e idosos têm a menor dieta de magnésio.

alimentos com magnésio

Em geral, a deficiência de magnésio é difícil de diagnosticar, porque não causa sintomas óbvios, e a quantidade de magnésio no corpo é difícil de medir, mesmo com um exame de sangue. No entanto, os especialistas estão preocupados com as consequências de reservas insuficientes de magnésio no organismo (consulte a seção Pesquisa).

Além de uma ingestão insuficiente de alimentos, outras causas podem levar a uma deficiência de magnésio:

Uso a longo prazo de certos medicamentos que aumentam as perdas de magnésio na urina:

  • diuréticos de alça (furosemida) e diuréticos tiazídicos (hidroclorotiazida, por exemplo); antibióticos (dentamicina, anfotericina) e ciclosporina (imunossupressor);
  • Má absorção intestinal de magnésio causada pela doença de Crohn, doença celíaca ou cirurgia intestinal, por exemplo;
  • Alcoolismo;
  • Tomar contraceptivos orais, estrogênios e cisplatina (medicamento anticâncer);
  • Consumo excessivo de outros suplementos minerais. Os minerais interagem entre si e o excesso de manganês ou potássio, por exemplo, pode causar deficiência de magnésio.

Como tomar?

Há uma especificação sobre a dosagem do cloreto de magnésio para a saúde. Veja, a seguir, a recomendação específica para cada condição.

Proteção cardiovascular

Coma alimentos ricos em magnésio diariamente, como grãos integrais, nozes, sementes, legumes e vegetais folhosos verde-escuros.

Se houver um fator de risco (resistência à insulina, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, histórico familiar de doença cardiovascular, por exemplo), se as medidas dietéticas não forem suficientes , tome, com uma refeição, um suplemento que fornece 300 mg de magnésio.

como tomar cloreto de magnésio

No caso de hipertensão, comece com uma dose de 300 mg por dia, com uma refeição. Se necessário, a dose pode ser aumentada até 1000 mg por dia, em quantitativos divididos.

Síndrome pré-menstrual

Tome um suplemento de refeição com 300 mg de magnésio. Se após 2 meses os resultados não forem significativos, tome 300 mg duas vezes ao dia.

Em caso de suplementação , é preferível dividir as doses e tomá-las com uma refeição para reduzir o risco de diarreia (o magnésio tem um efeito laxante): não exceda 350 mg por dose. Use gluconato, citrato ou cloreto de magnésio, porque esses suplementos são menos propensos a causar diarreia e são uma fonte mais digerível de magnésio do que outras formas.

Dosagem geral

a dose máxima de suplementos de magnésio é fixada em 350 mg por dia para pessoas acima de 13 anos de idade. No entanto, esta dose está em contradição com a ingestão nutricional recomendada para homens (420 mg por dia) e para gestantes (de 350 mg a 400 mg), bem como com as dosagens utilizadas em estudos clínicos.

suplemento magnésio

Por exemplo, em ensaios de hipertensão e síndrome pré-menstrual, até 1.000 mg de magnésio foram usados ​​diariamente em doses divididas de 250 a 300 mg com as refeições.

À luz desta informação, esta dose de 350 mg representa, portanto, o limite máximo de suplemento de magnésio por dose (ou dose) e não por dia. Foi estabelecido porque acima de 350 mg por dose, o risco de diarreia aumenta.

Além disso, o tipo de sal de magnésio utilizado é importante: quanto menos absorvido (biodisponível), maior o risco de diarreia. Por exemplo, um óxido de magnésio pode causar mais diarreia que um citrato.

Em caso de insuficiência deste mineral em seu organismo, o ideal é procurar o auxílio de um especialista para exames e melhor conclusão das dosagens.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Comments are closed.