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Alimentos ricos em lipídios: O que são, Metabolismo, Importância

Os alimentos ricos em lipídios são importante fonte de energia para o corpo humano. Mesmo se destacadas há muitos anos, as gorduras ou gorduras comestíveis são essenciais para uma boa saúde. Eles fornecem ao corpo humano ácidos graxos “essenciais” que não podem ser sintetizados pelo organismo.

Na década de 1850, os cientistas começaram a descobrir o papel do pâncreas na digestão de lipídios. Somente no final da década de 1920, os primeiros estudos mostraram as consequências mais ou menos graves das deficiências em diferentes lipídios: distúrbios reprodutivos, hormonais, etc.

Os pesquisadores começam a entender a natureza essencial de certos ácidos graxos, que o corpo não é capaz de sintetizar. No entanto, somente em 1965 os bioquímicos se interessaram pelo metabolismo lipídico. Durante muito tempo, os lipídios serão demonizados e responsabilizados pelos mecanismos de ganho de peso. Felizmente, sabemos hoje que esse não é o caso e que certas gorduras nos querem muito mais do que más.

Quais são os alimentos ricos em lipídios?

Dentre os principais alimentos ricos em lipídios, podemos citar a carne moída, o sorvete, manteiga, rosquinhas, queijo cheddar, nuggets de frango, gema de ovo, biscoitos de chocolate, leite integral, patês, iogurte com leite integral. Portanto, as fontes de lipídios que mais se destacam em nosso consumo diário são:

  • manteiga,
  • margarina,
  • óleos vegetais,
  • frituras,
  • doces,
  • algumas refeições preparadas.

À medida que aprimoram o sabor e a textura dos alimentos, são usados ​​maciçamente para a preparação de alimentos industriais. Todas as variedades do óleo vegetal também fazem parte desse cardápio.

lipídios óleo vegetal

As fontes de ômega-3 são peixes oleosos, sementes de linho e chia, ovos fortificados, óleo de colza e nozes. Os ácidos graxos ômega-6 são encontrados principalmente em óleos vegetais, como óleo de semente de uva, óleo de milho, óleo de cártamo ou óleo de girassol.

Tipos de lipídios

  • Existem gorduras saturadas e gorduras insaturadas;
  • Dizem que os ômega-3 e 6 são essenciais porque o corpo não pode fabricá-los;
  • Os lipídios são encontrados principalmente em óleos vegetais, manteiga, produtos industriais, etc.;
  • Constituintes de todas as membranas celulares do corpo;
  • Uma deficiência ou excesso pode ter sérias conseqüências.

Suplementos com alimentos ricos em lipídios

Certos suplementos alimentares à base de ômega-3, 6 e 9 podem ser indicados no tratamento preventivo ou curativo de certas patologias cardiovasculares ou neurodegenerativas. De qualquer forma e antes de considerar a suplementação lipídica, é essencial procurar o aconselhamento do seu médico.

Gordura e musculação

Especialmente em atletas e musculação, é essencial um bom suprimento de ácidos graxos de qualidade. Os lipídios tornam possível sintetizar hormônios, acelerar o metabolismo e promover o ganho muscular. Uma dieta variada e equilibrada é suficiente para cobrir as necessidades. no entanto, a suplementação com ácidos graxos essenciais pode, em alguns casos, ser uma boa solução.

alimentos ricos em lipídios

Importância dos lipídios

Certos ácidos graxos são considerados essenciais porque o corpo não pode sintetizá-los. Estes são ácidos graxos ômega-6 (ácido linoléico) e ácidos graxos ômega-3 (ácido alfa-linolênico). Eles desempenham um papel importante nas membranas celulares do corpo humano.

A proporção entre os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 é muito importante porque um desequilíbrio entre esses dois tipos de ácidos graxos pode ser prejudicial. Por exemplo, os ômega-6 consumidos em excesso impedem que os ômega-3 exerçam seu efeito benéfico no nível cardiovascular.

Os ácidos graxos monoinsaturados não são ácidos graxos essenciais, mas são um componente-chave das células do sistema nervoso. Eles são encontrados principalmente no azeite, abacate, nozes e sementes.

As gorduras saturadas e as gorduras trans não são ácidos graxos essenciais e são reconhecidas em vários estudos como tendo efeitos nocivos em termos de níveis de colesterol LDL e risco cardiovascular. Devem, portanto, ser limitados o máximo possível.

Energético

Ao contrário das proteínas e carboidratos que fornecem 4 kcal por grama, os lipídios fornecem 9 kcal por grama. Eles, portanto, participam da cobertura das necessidades de energia.

Papel estrutural

Os lipídios, e especialmente os ácidos graxos insaturados, são os principais constituintes das membranas celulares e células do sistema nervoso. Eles também garantem a plasticidade e elasticidade da pele, porque são constituintes importantes das células da derme.

Transporte de vitaminas lipossolúveis

Certas vitaminas no corpo só podem ser transportadas com a ajuda de lipídios. Eles são chamados de vitaminas lipossolúveis: vitaminas A, D, E e K.

Síntese hormonal

Os ácidos graxos permitem a síntese de certos hormônios esteroides, diretamente derivados do colesterol: estrógenos, testosterona e cortisol. As prostaglandinas também são derivadas de moléculas lipídicas.

gorduras saturadas e insaturadas

Balanço lipídico e exploração de uma anomalia lipídica

Uma avaliação lipídica torna possível fazer um inventário dos lipídios presentes no sangue e saber se eles estão em excesso ou não. Os níveis de LDL-colesterol, HDL-colesterol e triglicerídeos são os níveis lipídicos mais estudados. Os resultados da avaliação lipídica dão uma boa ideia do risco cardiovascular. De fato, um nível muito alto de colesterol total ou triglicerídeos é um fator de risco para acidentes cardiovasculares que deve ser levado a sério.

Digestão lipídica

Uma vez ingeridos, os lipídios serão emulsionados e misturados com sais biliares no intestino. Eles formam micelas capazes de entrar nas células do intestino delgado. Eles então saem na forma de um quilomícron. Os quilomícrons liberam lipídios no sangue, onde circulam ligados às lipoproteínas: HDL, LDL, etc. É a presença dessas lipoproteínas que é medida durante um exame de sangue para detectar uma possível anormalidade lipídica.

Emagrecimento

Os lipídios retardam a digestão e a absorção de carboidratos, por isso têm o efeito de reduzir o índice glicêmico de uma refeição. Entre eles, certos lipídios podem competir. É o caso do ômega-6 e 3. O ômega-6 consumido em excesso bloqueia a ação benéfica do ômega-3 e tem um efeito pró-inflamatório. Finalmente, os lipídios são essenciais para a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

tipos de lipídios

Os lipídios constituem a massa gordurosa. Dependendo de sua estrutura molecular, eles podem ser sólidos ou líquidos em seu estado natural. Os ácidos graxos saturados são gorduras sólidas porque não possuem ligações duplas, o que os torna particularmente estáveis ​​e duros.

Pelo contrário, os ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados são gorduras líquidas à temperatura ambiente, suas ligações duplas os tornam instáveis ​​e particularmente sensíveis à oxidação. Os lipídios podem ser hidrofóbicos ou anfifílicos, ou seja, possuem um grupo hidrofílico e um grupo hidrofóbico.

O que a ausência de lipídios pode causar?

Gordura alimentar insuficiente pode levar a problemas de crescimento e um risco aumentado de doença crônica. Se a ingestão insuficiente de lipídios também é acompanhada por uma ingestão insuficiente de carboidratos e proteínas e, portanto, energia, isso pode levar à desnutrição.

A ingestão adequada de lipídios é especialmente importante durante a infância e durante a gravidez. Além disso, uma dieta pobre em gordura, mas rica em carboidratos pode reduzir os níveis de colesterol HDL, além de aumentar a resposta glicêmica e à insulina após a ingestão de alimentos.

E o excesso de gordura?

excesso de lipídios

Reconhece-se que uma dieta rica em gordura que excede as necessidades energéticas pode levar à obesidade. Há também uma ligação entre a alta ingestão lipídica e um risco aumentado de doença cardiovascular, câncer e resistência à insulina, levando ao diabetes tipo 2.

O tipo de ácido graxo consumido em excesso desempenha um papel determinante nessa relação. Portanto, é imprescindível manter o equilíbrio do consumo para evitar problemas de saúde e uma qualidade de vida aprimorada.

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